Saturday 28 October 2006

indo news 8 - viagem a Java Oriental, episódio 2

22.10.2006

ÁFRICA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Amanheceu o dia, estou no Parque Nacional de Baluran, nordeste da Ilha de Java. Estou numa savana. Incrível! As árvores aqui têm os topos planos, tal e qual como na savana que vi em África.

Nesta viagem ao leste de Java já é a 2a vez que a natureza me lembra África (...) mas neste parque até a montanha que se vê se parece com as montanhas de Nampula. No guia LONELY PLANET, lê-se que este parque é a "INDONESIA'S LITTLE AFRICA". Nada mais certo. Até o calor que sente é igual...(seco...)

Na torre via-se uma paisagem sem fim, savana africana a perder de vista, até ao mar. Este parque tem praia! Uma savana que acaba no mar, onde há uma reserva de coral...lindo, fui a nadar, a fazer snorkle para ver os corais multicolores: verdes, roxos, amarelos; peixes
brilhantes (muitos!!!! - banyak), estrelas do mar - vi uma azul enorme, linda!!!! Bem, é de visitar...

Aqui há fogos naturais. Ontem à noite, no caminho, vi luzes, muitas luzes e pensei que era um lugar habitado (sou tão urbana, credo...).
Mas não, quando passámos perto, eram pequenas fogueiras. Não alastra, disse o condutor; não há perigo...

Ultra completo: savana, reserva de coral, montanha...mas sem animais.
Outrora muito visitado, está super abandonado, mas tem um potencial imenso. Disse-me um dos funcionários que em noites de lua cheia esta praia é linda....acredito!

______________________

Esta sensação de estar em Africa foi mesmo verdadeira: este parque é tão interessante como o Kruger Park, na África do Sul. Não vi animais quase nenhuns porque havia obras no parque....deviam andar por ali para virem beber água, mas foram para bem longe, na savana.... é pena não os ter visto. Tem, em relação ao Kruger, a vantagem de que podemos
dar um mergulhinho refrescante e ver corais!!!

Uma coisa que nos preocupou nesta viagem foi o facto de haver muito lixo plástico em todo o lado... na praia de Lombang, onde fomos com os nossos amigos, eu e a Rosana recolhemos lixo para um saco de plástico enquanto os indonésios nos olhavam estupefactos... e ela só dizia que
eles não protegem o ambiente. Eu disse à Rosana: proteger o ambiente é coisa de Europeu, porque não o tem quase!!!! E de Equatoriano, porque tem aquelas lindas Galápagos, super protegidas..

Nunca pensei, mas as Galápagos são mesmo muito protegidas: parece que podem receber uma média de 100 turistas mensais, é preciso autorização... para bem do ambiente! Enquanto descobrimos Java, a Rosana vai falando do país natal...que deve ser divino!!! Ensinou-me a
comer mangas à maneira de um equatoriano...

Havia 3 parques naturais nesta zona...escolhemos este...na viagem que vamos fazer a Bali, vamos alugar um jeep e vamos ao que fica na extremidade oposta, no sul de Bali. Chama-se Alus Purwo e é la que fica a onda G-Land, que falei num email...tambem deve ser um parque
lindo, mas muito mais visitado, porque é um saltinho!

Estar na Indonésia e de repente pensar que se está em Africa...e mesmo incrível!

beijinhos, noor

Friday 27 October 2006

indonews 8 - viagem a Java Oriental, episodio 1

Cheguei a Yogyakarta ha escassas horas...de dia 15 a ontem andei apassear em Java Oriental com a Rosana, o filho Martin e o Juan. Depois de nos apercebermos que o ritmo das aulas ia abrandar ainda antes das ferias de Ramadao, resolvemos partir....sem destino!
A Rosana disse-me que queria ir a praia....eu perguntei porque nao vamos a Madura? o Juan esta em Bali e vai voltar por terra, podia ir la ter connosco. Dito e feito. Fomos. Vim deliciada: estive em lugares fantasticos!
Fizemos a viagem toda ao sabor do momento, consultando a Biblia de Viagem: O LONELY PLANET INDONESIA, um livro que diz na contra-capa ser 101% essencial...e mesmo!
Em 11 dias estive numa Savana Africana, numa Estepe, num vulcao, a fazer snorkle e a ver corais multicolores, numa praia deserta em Madura que parecia Chocas em Mocambique, numa praia linda, tambem em Madura, que lembrou Winbi em Pemba, tb em Mocambique, numa cidade holandesa linda, Malang, linda, cheia de arvores, jardins cuidados e pastelarias optimas, estive no frio(!!!!)-quem disse que na Indonesia nao faz frio?????????
Como sao muitos episodios e muitas fotos, tem de ser feito devagarinho.... Mas digo ja que Jawa Timur (Timur significa Leste) e Indah Sekali (muito bonita). As fotos mando quando as diminuir, sem pressas! Temos muitas, lindas de morrer!
Nesta viagem sem destino, fomos olhados como ET's variadas vezes. Havia algumas pessoas que nao se coibiam de nos olhar, MESMO!!!! Tipo fixamente! So rir, ainda para mais duas mulheres com uma crianca! O guia Lonely Planet diz que NAO SE DEVE EM CASO ALGUM VIAJAR NA SEMANA FINAL DO RAMADAO...olhem so o que nos fomos fazer! Mas correu tudobem! Toda a gente me disse para ter cuidado...toda a gente mesmo.
Madura e uma ilha no Leste de Java, de onde vem um batik famoso, mais despojado, florido e colorido...por isso me agrada. Dali pode ir-se de ferry para Java, e chega-se a uma zona muito proxima de Bali. Era a viagem de Natal, mas assim, ja esta feita e ainda bem. Deveria ser feita antes das chuvas, que vao comecar agora...que sorte....tudo sem planear, pelo prazer de passear...ferias para que???? estamos na Indonesia, nao?
Um episodio intrigante deu-se no dia da viagem. Depois de um ferry Surabaya-Madura em que eramos os unicos ocidentais e fomos super-olhados, apanhamos o autocarro para atravessar a ilha de Madura. Toda a gente olhava para nos de uma forma estranha...um pouco antes das 6 da tarde comecaram a entrar vendedores com aguas geladas, todos compravam... e estavam a ficar nervosos, nao ha duvida! Quando perceberam que ja podiam romper com o Ramadao, todos beberam agua desalmadamente, alguns cuspiam de seguida a agua que punham na boca! Que horror! E que durante aquelas horas nao se pode por nada na boca...nem uma pastilha para o mau halito.
A cidade que nos acolheu Sumenep e um pouco primitiva em relacao aoutras zonas de Jawa, nota-se que nao estao tao acostumados a turistas... mas tem as delicias da Indonesia autentica! Praias selvagens, virgens, mares intocados...e algum desconforto... As praias aqui lembraram-me as de Mocambique pela paisagem linda de morrer, pela agua fabulosa e quentinha, pela areia fina que parece po.... e pelo facto de nao serem usadas pelos locais...os muculmanos nao gostam de praia, nem tao pouco compreendem porque um branco quer apanhar sol...
No entanto, nesta cidade conhecemos uma familia muito moderna, muito a frente.... super queridos, levaram-nos a praia de Lombang, a primeira que fomos. Eramos nos os 3 (o Juan andava a fazer o percursoBali-Madura) e mais 4 indonesios. Os dois homens ficaram todo o dia a fumar um kretek atras do outro na sombra, embora estivessem a fazer o Ramadao (disseram-me que eram modernos, imagine-se!!!!) e as 2 meninas tomaram banho, mas vestidas, para nao escurecer a pele! Achamos que foi tao duro para eles que dois dias depois fomos a Slopeng sozinhos, ja com o Juan, de mini-bus.
Mas a beleza destas praias e qualquer coisa...lindas! E os corais quese apanham na beira mar, lembraram-me tanto os corais de Pemba! Apanhei um coral em forma de coracao e tudo! A natureza e de facto generosa..
Jantamos com eles no dia antes da praia. Eram 5.50 e ninguem podia comer, beber ou fumar...estavam todos a fazer o Ramadao! Mas os homens nao obecederam. A lider da familia e uma mulher super moderna. Depois da hora fumava, fumava, fumava...eu so lhe dizia que assim o Ramadao nao fazia sentido...
Perguntaram-nos se estavamos sozinhas. Dissemos que tinhamos o Juan, que vinha ter connosco. Que vinha de Bali. Perguntaram logo a Rosana: mas deixa o namorado sozinho ir a Bali,onde ha tantas mulheres bonitas??? Nos rimos, dissemos que se pode confiar no parceiro, que ha lealdade entre parceiros. Bem, acharam o maximo! Deixar um homem sozinho e estar tranquila! E assim, temos demostrar que os catolicos tem valores, nao?

Slopeng tem uma mesquita lindissima, um cemiterio real que mais pareceuma igreja catolica colonial, e uma cidade limpa, sossegada, exceptonos 10 minutos que antecedem e sucedem o Ramadao: fica irreconhecivel!
Uma coisa que adorei foram as pessoas de idade: sao lindos, lindos!Vestem-se todos de modo tradicional: eles com um sarong e uma camisade gola a Mao; elas com sarong, cabaia e cinto! Tao requintados, descalcos! As geracoes mais novas, ao contrario, vestem-se de uma maneira que nao tem graca nenhuma...
Por hoje e tudo...amanha mando as fotos do episodio no1...
Beijinhos