Friday 27 March 2009

lisbon news 6: the "Other"....pode sentir-se em Lisboa!!!



Eu gosto muito do Oriente, todos sabem disso.
Cheia de saudades do Oreinte como eu estou, inscrevi-me num curso de Gamelão de Java no Museu do Oriente.
O curso é para compositores, mas a Professora, Elizabeth Davis, aceitou que eu "refrescasse" a memória porque já tenho o ouvido treinado. É tão engraçado, parece que estou nos teatros de sombras, a ouvir, lembro-me do Ramayana, dos momentos de drama, guerra, etc...e de facto foi uma boa ideia. Claro que demorei 4 aulas a entrar no grupo, mas eu nunca fui barra a música, muito menos tocando!
Amanhã temos espectáculo!!! Às 21.00 no Museu do Oriente!
O Gamelão de Java é muito lindo, com aqueles gongs todos....e gostava que viessem. Senter o calor da audiência, dizem que para os artistas de palco é o mais estimulante...contamos casa cheia, a entrada custa só 10 euros e garanto que é bom. Eu só toco 15 minutos, os Compositores meus colegas fizeram um grupo à parte e há ainda um grupo de cegos, para quem, como sabem, estes estímulos são muito importantes.
E porque não aproveitar, chegar mais cedo ao Museu do Oriente, ver a FABULOSA Exposição Individual do Edgar Martins, Topologies? Ele é um artista muito reconhecido já, tem esta individual de cair para o lado, uma outra no CCB, BES PHOTO, prémio para o qual está nomeado este ano.
Gostei muito do trabalho do Edgar, de o rever (porque ele também faz parte da tribo do Liceu de Macau, e a irmã dele, Carina Martins foi minha colega de truma desde o 5º ao 12º ano), mas o melhor de tudo foi ouvi-lo na visita de estudo que fez no sábado passado de manhã..o Edgar além de ser muito bom teoricamente (sempre foi, sempre foi), fala com uma suavidade e humildade contagiantes. As suas obras funcionam, disse ele, como "PLATAFORMA para a PERFORMANCE do mundo"; as suas fotografias nascem a partir do ESCURO, o que é muito interessante, porque a fotografia vive da LUZ. www.edgarmartins.com/
E porque não aproveitar, e ver o Museu do Oriente, que por acaso é gratuito 6a feira, entre as 18 e as 22, quando encerra?
Como se não bastasse de Oriente, depois do Edgar, fui ao Martim Moniz comprar material para os meus alunos no Museu do Oriente, proque o workshop já está confirmado. É pashminas, lenços, é aquele cheiro de indianos, incensos e especiarias naquele Centro Comercial... Bem sei que é díficil gostar, porque a nossa pituitária não os identifica como nossos, mas é uma experiência sensorial forte!
A seguir fui comer um Biryani de Camarão no Centro Comercial em frente; já tinha ouvido dizer que é o melhor de Lisboa. Tão bom, tão bom, só falharam porque não tinham cerveja Cobra (indiana), que eu adoro.

Bem, deixo-vos com uma novidade fantástica: abriu o lisboayoga, uma escola que foi fundada pelo meu colega de Mestrado na Gulbenkian, António Veiga Pinto, com vista de rio e ele, como sabe que eu opratico, convidou-me a ir assisitir a uma cerimónia Puja!
Puja é uma benção de um espaço, como o Fong Soi (para os macaenses), Feng Shui (para vós) fazia. Mas em vez de aqueles dragões, a presença mais sentida foi a de Ganesha, Deus com cabeça de elefante bebé, corpo de criança...sabem qual é, óbvio. http://www.lisboayoga.com/
O mais incrível é que vivem por cima do atelier do meu amigo de Macau, o Arquitecto Ricardo Moreno, que vai com certeza, entrar numa nova fase da sua carreira...lindo!
Ora Ganesha, é o Deus que remove os Obstáculos do nosso caminho.
Por isso, orem a Ganesha sempre que vos for necessário, mesmo que não sejam Hindus (eu não sou).
Salam,
noor
PS. Os outros núcleos do Museu da Água, para breve..e se precisarem e quiserem vir visitar o Aqueduto ou a Mãe d'Água, ou as Nascentes, fico muito contente. Mas visitem também os outros museus e galerias. Estão cá para vos servir.