Friday 4 April 2008

london news 9 - trés cool…… London!!!!!!!




Eu adoro Londres, adoro o V&A, a cultura por todo o lado...

No outro dia fui com o Research Department a Bath, que queridos
convidaram-me! Fiquei super feliz! Bath é a cidade equivalente às
Caldas da Rainha em Portugal, tem termas, banhos turcos e é de origem
real..
É muito lindinha, pequenina, cosy cosy...mando uma foto do grupo!

Fui à Prince's Charles Foundation, conheci by chance o Director da
Escola, uma senhora super linda que está a fazer uma pesquisa sobre
ANYAM, uma técnica da Indonésia e que existe em todo o mundo
africano....é aquela técnica dos cestos, muito fininhos,
hipertrabalhados....mas o enfoque dela são as Filipinas. Anyways, está
a estudar as ilhas do sul das Filipinas, encostadas à Indonésia. A
técnica que eu aprendi no ISI YOGYAKARTA. My soulmate, definately.

Estava eu a contar-lhes como, quando cheguei à Indo, os meus amigos da
escola diziam: Batik??? Boring.... e eu na minha, dizia que OK. Eles
querem ser europeus, nós queremos ter a possibilidade de "cheirar" as
técnicas ancestrais deles.  Pois é,  na Prince Foundation está toda a
gentepreocupada com o mesmo. O Director prometeu que nos vamos
encontrar outra vez, porque ele, que é egípcio, sente o mesmo em
relação ao país dele. É esse o trabalho desta escola criada pelo
Príncipe Carlos. MY SOULMATES, DEFINATELY.

Quando falo de Yogyakarta digo sempre que fui numa altura horrível, do
vulcão activo, pós-terramoto, e que tive UMA SORTE BRUTAL porque não
choveu quase nada. Eram 1.5 milhões de desalojados por causa do
terramoto, 70000 mortos!!!!!!!!! E ajuda humanitária??? Nada....e eu a
ver aquele escândalo, da comunidade internacional se estar nas tintas
para uma desgraça daquelas. E que me deparei com um país em que O
POUCO QUE SOBRAVA tinha sido fomentado pelo Presidente SOEKARNO.
Soekarno era o meu herói: protegeu as artes, criou uma lígua, o Bahasa
Indonésio, etc etc....

Eu tenho um sonho, que é o de ir à Índia. Não só à Índia portuguesa,
mas à Índia. A Joanna Norman, a minha supervisora no V&A também! Mando
uma foto da Jo comigo!
Desde que cheguei aqui, estou a fazer a pesquisa dos sítios que se
devem filmar para a exposição do Barroco, em tudo o mundo. E Barroco
significa um período áureo na história de Portugal. Eu não tinha
grande admiração pelo Magnânimo, mas a minha mãe, quando veio a
Londres em visita, e depois de eu estar completamente fascinada com o
que ia descobrindo, alertou-me para o facto que ele foi um homem
defensor das artes, amante da música, se aproximou da França em termos
culturais. Eu via D. João V como um homem que construiu Mafra 100% em
mármore em vez de fazer crescer o país..

Honra seja feita, D.João V passou um período histórico politicamente
difícil, com um império enorme, extensíssimo...teve a sorte que se
descobriu ouro em Minas Gerais no Brasil...mas ficou lá muita da nossa
arte de espalhar a mensagem de Deus, a língua portuguesa. Vêem-no como
o Rei Freirático...tipo Bill Clinton que ficou manchado por causa da
Mónica Lewinsky...

Eu vim para aqui aproveitar para aprender a valorizar o meu país e
mostrar como Portugal pode ser um país interveniente. Eu digo a toda a
gente QUEM TROUXE O CHÁ PARA INGLATERRA FOI UMA RAINHA PORTUGUESA, D.
Catarina de Bragança, que casou com o Rei Carlos II de Inglaterra.

Desde que cheguei, descobri que Goa já foi apelidada de ROMA DO
ORIENTE, que Minas Gerais é um dos estados mais esplendorosos do
Brasil, protegido pela UNESCO....ai, quero ir a Congonhas ver os
trabalhos do Aleijadinho!!!!

Continuo à procura do paradeiro da banheira de prata que o Rei D João
V mandou fazer para a amante favorita dele, a Madre Paula. Uma
banheira 100% maciça de prata, trabalhada pelo maior ourives da época
em Inglaterra, Paul Crespin.
Anyways, ONDE ESTÁ A BAGNOIRE????

A minha mãe contou uma história linda sobre D. João V.
Ele tinha um ministro das Finanças, não sei o nome, mas então pediu
que ele comprasse um CARRILHÃO que é um instrumento musical rarissimo
para pôr em Mafra. O senhor foi saber quanto custava, já que era
produzido na Holanda.

Voltou ao rei e disse "Sua Alteza Real, é caríssimo. Não há dinheiro."
D. João V respondeu "Ah sim? É caríssimo? Então mande vir dois."
Ahaha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ACTUALMENTE Portugal é o único país do mundo que tem 1 que funciona, e
dois em excelente estado de conservação. Acho que ninguém o deve saber
tocar, ou então se há alguém que sabe, é um velhinho delicioso que não
encontra aprendizes! E o CONSERVATÓRIO DE MÚSICA, vai desaparecer????
A única coisa que eu sei é que esse carrilhão, em Londres, era tocado
TODOS OS DIAS! Garanto.

Para alegrar a Joana, contei-lhe a história do carrilhão. Ela
adorou!!! Rimo-nos imenso!!!
Aqui as pessoas deliciam-se com as minhas histórias.

E em Londres, só na zona 1 e na zona 2, viajo mentalmente ao Brasil, a
Goa, à Indonésia, a Macau, a Portugal.........LONDON IS SO
COOOOOOOOOOL!!!

O Sipho Mdanda já regressou à Africa do Sul...



Salam, noor

No comments: