Tuesday 5 September 2006

memórias da indo 4

alô a todos, não tenho parado, daí que não dê notícias.
Acabou o curso de indonésio, as aulas já começaram, embora eu só comece amanhã. as minhas amigas ficaram todas tristes porque os professores faltaram.
Convenhamos que depois de termos procurado casa e encontrado (é linda, está inteira, sem rachas do terramoto!) e nos tenhamos instalado, ficar sem fazer nada, na Indonésia, numa cidade longe do mar (que pena...) não é agradável... mas estamos juntos e isso ja é bom e é isso que interessa.

Vou passar a escrever o que tinha preparado acerca de Borobudur e que, como não tenho parado, nem mandei. Faz tempo...peço desculpa.

23/8/6
antes de mais queria clarificar uma coisa: o templo de Borobudur está impecável, fica a noroeste da cidade de Yogyakarta e não foi afectado pelo terramoto de 27 de Maio.
É majestoso enquanto templo: representa o micro-cosmos, tem 10 níveis (do 1º ao 6º é quadrado, do 7º ao 10º é redondo) e ocupa uma área de 2500 metros quadrados. Possui 540 budas, dos quais muitos estão danificados: alguns não possuem cabeça, outros desapareceram . Foi outrora o centro espiritual do Budismo em Java, durante muito tempo não se soube onde estava, foi redescoberto em 1814. Já foi pintado!
Lembrei-me das cores dos templos budistas em Macau, Tailândia, etc, e perguntei-me se já teria sido pintado. Confirmaram que sim. Lembra os monumentos megalíticos que temos em Portugal, que também se sabe já terem sido pintados. Bem, é lindo todo preto, tal como está.

Tentámos ir ver o Templo de Prabanan, o templo Hindu mais charmoso de Java. Disseram que não era possível, porque o terramoto o afectou brutalmente ao ponto de não ser seguro visitá-lo...afinal era este e não o outro. Tem 3 torres, como viram na foto que mandei, dedicadas à trindade Hindu: SHIVA, VISHNU e BRAHMA. Tadito do templo...como ele, todo o lado leste de Yogyakarta sofreu bastante.

Tenho ido ao sul da cidade à procura de casa, visitei a Cemeti Art Foundation (recomendada por Shaeen Meralli durante a sua visita a Gulbenkian, em Julho passado) e a Directora, Aisyah Ilal, disse-ne que existe uma Yogya antes e outra pós-terramoto. Parece que o ambiente está um pouco deprimido, não tarda, estão a aperecer novas ideias, resultantes desta catástrofe...

Então, escrevo hoje de novo. Aqui acontecem coisas incríveis: como falo mal (se bem que cada vez melhor), quando falo um pouquinho, respondem-me logo como se fosse nativa! lol, são tão
engraçados...depois tenho de dizer SAYA TIDAK MENNGERTI (não compreendo). No outro dia, para praticar, perguntei no restaurante se tinham pão - ADA ROTI? (há pão?). Disseram que sim, ADA, ADA... então disse SATU ROTI (uma dose de pão). Veio um chá!!!???!!! Ele pensou que eu tinha dito HOT TEA!!! lol...

Moro no bairro Sul, numa vivenda em bom estado, somos 7 a dividir, 150 euros por um ano a cada um... tenho o quarto mais pequeno, mas mais bonito..eheheh...vamos doar tudo o que comprarmos às vítimas do terramoto de 27 de Maio (colchões, lençóis, toalhas de banho, panelas, pratos, aquecedores de água, esteiras...) para contribuir contra a miséria da regiao: 1 milhão sem casa....taditos....a viver em tendas, e vem aí a época das chuvas, ai, ai, doenças, epidemias...

Agora ando com a Rosana, do Equador a ver artistas; estou a fazer um trabalho de pesquisa para o mestrado acerca desta cidade. Estou próxima de algumas galerias, já que o meu bairro é a zona delas..

Tivemos uma linda tarde, mas depois conto, agora vou jantar e depois ver um show de Wayang Kulit (kulit=pele, ou seja 2 dimensões) com os meus companheiros de casa.

Beijinhos para todos, depois continuo, senão, não termino!