Tuesday 14 April 2009

lisbon news 7: arte contemporânea em lx - só não vê quem não quer, oferta há, muita e de qualidade!

Esta cidade não pára! Anda num ritmo louco, eu bem tento acompanhar, mas nunca conseguiria!
Tenho ido ver muitas coisas e agora, que achava que a Primavera já tinha trazido tudo o que havia para trazer, dia 18 abrem cinquenta mil exposições por causa da LISBOARTE! 
Eu vou começar já no dia 16, na Galeria 111, que tem duas exposições e que começa mais cedo do que as outras. 5as feiras é aquele dia clássico, não é?

Pois bem, algumas das coisas que vi já acabaram, mas esperem reposições!
Fui ver uma peça de teatro em Almada, "Dois Homens", de José Maria Vieira Mendes, no Teatro Azul, um espaço desenhado pelo Graça Dias e que é um must. O Curador do evento, o Mário Caeiro, foi ao detalhe; espalhou frases kafkianas por todo o lado, iluminou tudo em vermelho..estas coisas ainda são mais giras quando temos "uma visita orientada", como eu...eheheh
No Teatro Azul conheci o João Abel, que me convidou a ir ao Teatro Nacional D.Maria. Fui ver "Esta Noite Improvisa-se" e adorei. Apesar de estar estafada, a peça conseguiu manter-me atenta! Encontrei o Rui Calçada Bastos - que conheço de Macau. Está prestes a abrir uma exposição individual na Appleton Square, em Alvalade! É dia 22 de Abril.

African Screens: este evento começou tão bem, tão bem. Para já levei o Sr. Director do Museu da Ilhaok de Moçambique comigo, e ele adorou. Fomos ver o primeiro filme que os Curadores, Manthia Diawara e Lydia Diakhaté, que conheci no Mestrado, escolheram. 
O filme foi um espectáculo: para mim que já estive em Moçambique, este filme de Cheick Fantamaday Camara foi muito muito bem feito. Um brilhante retrato da África contemporânea. 
No fim, eram palmas, palmas ao realizador, curadores, ao Professor Fernandes Dias, foi emocionante!
Há mais AFRICAN SCREENS no São Jorge neste fim de semana! Vão, não percam!!!! Mando o Programa!

Manthia Diawara disse no seu curto discurso 
" You don't have to look for Africa in Africa; you don't have to look for Europe in Europe. 
Africa is in Europe; Europe is in Africa. We want to break this wall."

Entretanto, com tantas aberturas que tenho ido, conheci o Gabriel Abrantes, "Super Star", como eu lhe chamo, a brincar e ele ri-se imenso, é o máximo. O Gabriel vive nos EUA, foi lá que cresceu. E é um miúdo enérgico, cheio de vida, que curte Arte. Disse-lhe que era maquilhadora e ele perguntou se eu podia ajudar num filme. 
Mandou-me o argumento, "To many Daddies", eu li, achei genial é WOW, fui curtir umas make-ups!!!
O meu trabalho não é nada, o Gabriel até neve artificail trouxe dos EUA! Bem, aquilo é tão tóxico que eu fiquei fora da cena das filmagens, não aguentei! Mas maquilhei um índio...adorei fazer o índio.
Mando foto! O Gabriel está nomeado para o PRÉMIO EDP JOVENS ARTISTAS. 
A exposição está no Museu da Electricidade. Vai ganhar o prémio! Estou a fazer fé!



Entretanto o Edgar Martins ganhou o BES PHOTO!!! 
O meu colega de Mestrado António Mendes convidou-me para ir com ele e eu fui, claro. Eu liguei logo à Carina, a irmã!
Foi lindo vê-lo no placo, ao lado do Renato Berardo, do Ricardo Salgado e do Ministro da Cultura! 
Foi mesmo emocionante ouvi-los a falar de Macau!!!!
O Edgar é o Edgar, independentemente de Macau. Mas sim, admitamos que Macau tinha muitas coisas que faziam despertar consciências....



Na VPF Cream Art e Plataforma Revólver pode ver-se "A Escolha da Crítica". Os críticos escolheram, nós devemos ver o que eles nos sugerem para tendências artísticas de Primavera. Ainda lá está. Vão ver. 
www.vpfcreamart.com

A Ana Matos, minha colega de Mestrado tem uam galeria pequnina ams doce no Bairro Alto, mesmo ao lado do Suave. Chama-se "Salgadeiras" e vi lá umas fotografias assim qualquer coisa de inesperado......adorei, nunca ainda tinah conseguido ir, acho que acertei porque vi uma exposição com a qual me identifico imenso!

Na Arte Contempo, logo a seguir às Mulheres à beira de Um Ataque, vieram os Mineiros de Aljustrel! 
Na abertura da última exposição o Coral dos mineiros de Aljustrel actuou..ai aquele som tão característico, as vozes masculinas tão fortes, sabem com é?

Há mesmo muito que ver, a ZDB www.zedosbois.org/, abriu os estúdios dos artistas que ali fizeram residências durante 3 meses. O Gabreil está lá outra vez. É mesmo uma "Super Star", ahahah

Espero que tenham tido boa Páscoa e que gozem a LISBOARTE e o AFRICAN SCREENS....o convite está feito. E não se esqueçam que começa 5a com o Francisco Vidal, um dos jovens de talento!

Salam,

noor