Thursday 7 February 2008

london news 2 - Everything is different here, at least opposite!!

Aqui o mundo e um pouco diferente daquilo que estamos acostumados!
Os museus estao cheios, as livrarias estao cheias, os teatros e os musicais estao cheios!
No British Museum todos os dias vejo fila a porta, antes das 9.30...nem percebo porque ficam ao frio, em fila indiana, a espera que abram as portas de um museu que e gratis...enfim! Bem, a livraria do British Museum e melhor do que quase todas as livrarias de Lisboa..quero comprar tudo, quase tudo o que la tem!
 
Ja se sabe que os ingleses tem a mania de fazer tudo ao contrario, pois aqui ate as torneiras de agua quente e fria sao ao contrario! E o volante a direita, e o transito que circula ao contrario...
 
No outro dia, vi uma coisa incrivel: um "homeless guy" (um sem-abrigo), na King's Road, deitou-se por cima do seu saco-cama, a entrada de uma loja e qual nao e o meu espanto...ESTAVA A LER um livro de bolso!!!!! Bem, os ingleses sao mesmo diferentes!!!
O que reparo e que fora este acontecimento, ate os acho um bocado futeis, nao sei se e a palavra...a avaliar pelos jornais gratis daqui o LITE, o LONDON PAPER, etc, etc, so "gossip" (cusquices)...
Conclusao: sei todas as desgracas da Britney Spears, das Spice Girls e tantas outras, mas nao faco ideia do que se passa no conflito com o Paquistao, do que se passa no mundo de importante!
 
Sei que houve uma remodelacao do Governo em Portugal, sei que se vai passar a pagar taxa de utilizacao cada vez que se usar o Multibanco????
 
Bem, das pessoas que aqui conheci e que vieram dai, vou muito sumariamente falar um pouco:
-o Nuno, o meu primo, nao quis o jornal Publico fresquinho que veio comigo no dia que cheguei. Diz que nao lhe interessava para nada o que se passa na patria. Esta em Londres, ponto final.
Nesta altura do Carnaval, apertam as saudades.. o Nuno e de Ovar, uma das terras que tem um carnaval famoso e em que costuma participar. Ontem estava todo triste, desconsolado...
-o Pedro diz que aqui so se da com portugueses. Porque de ingleses tem que chegue durante todo o tempo que passa a trabalhar e porque a malta "tuga" vive as relacoes com a intensidade emocional que se deseja. Disseram-me ja varias vezes: os teus colegas de trabalho, por exemplo, no trabalho sao super teus amigos, mas nunca te convidam a ir a casa deles e se te virem noutro sitio que nao e o local de trabalho, nem te falam!!!!
-o Ricardo diz que nao havia qualquer desafio profissional para viver em Portugal. Mas aqui ha.
-a Silvia diz que, desde que chegou, e sempre a subir. Pode ser aos pouquinhos, mas e sempre a subir.
De resto, a Paula Rainha diz que aqui, enquanto arquitecta, faz obra.
O amigo do Pedro, engenheiro, diz o mesmo. Que aqui faz obra.
Um dos projectos que o gabinete dele esteve envolvido foi a cobertura do British Museum...fui ver no outro dia, e linda!!
 
Bem, eu...aqui no V&A aproveitam o meu conhecimento de indonesio e poem-me a telefonar para os museus da Indonesia, estao fascinados com a  existencia de arte barroca em Mocambique, querem saber mais sobre uma banheira de prata encomendada pelo nosso rei D Joao V a um joalheiro ingles e que desapareceu com o terramoto...
 
Tenho andado a ver, aos poucos, todos os "macaenses" que vivem em Londres.
No outro dia tropecei no Nuno Paz, na rua! Nada normal, Londres tem 8 milhoes de pessoas!
 
Espero que esteja tudo bem na patria Lusa,
 
beijinhos