Thursday 28 September 2006

indonews 6 - Praia !!!!

alo...como está o tempo em Portugal? aqui na Indonésia nunca se faz esta pergunta...o tempo está sempre igual! a humidade aumenta, já estamos a ficar próximos da época das chuvas, mas até ver em yogya, não pingou nada.
e era bom que pingasse, o ar é irrespirável, porque as demolições continuam, e o piso é de terra vulcânica, negra e fininha

o Ramadão traz algum transtorno: os restaurantes baratos estão todos fechados, só de noite...
então temos de nos alimentar em hotéis e em casa. o engraçado é que se vende muita comida pela rua fora..
e vê-se muita gente a quebrar o jejum... é verdade, o jejum não é de comer, é de beber também!!!
e não se pode fumar, mas fazem tudo..não sei como pagam os pecados, mas fazem tudo o q n e permitido

esta tem sido a primeira semana seria de aulas...apesar do Ramadão ter
começado e estar muita gente de férias.
hoje, depois da aula de ornamento 1, estava no bar da escola a almoçar com as minhas colegas (este não fecha c o ramadão, ehehe) e de repente, um ESTRONDO! caiu um prédio da escola... que susto

estive em bali de novo, e tenho tido sorte, evitei dois tremores de terra em yogya... nem toda a gente sentiu, mas houve..

praia! que saudades! bem, que bem que me soube ver o mar, nadar, apanhar um solzinho!
é complicado em yogya não haver praia nem aulas porque cada dia está mais calor...está a ficar muito calor...
houve um terramoto nas flores enquanto estava em bali, n s sentiu...
parece que houve uns atentados na tailândia e um golpe de estado????
foi o q m disseram os italianos que conheci, enquanto almoçávamos, junto à praia... aqui vou sabendo das coisas quase acidentalmente..
que prazer estar ao ar livre, em Bali pode respirar-se ar puro...desta vez fui a Ubud...que lugar lindo!
é uma aldeia nas montanhas de Bali onde existe uma grande concentração de artistas.
Ubud tem uma floresta tropical densa, e é certamente uma das aldeias mais bonitas de Bali.
é assim como a sintra no nosso pais, uma vila linda, linda.. templo, galeria, templo, galeria, museu...
Mella Jaarsma, em Yogya disse-me para ir ver o museu de arte em Ubud.. fui e adorei.
O Amir Rabik disse-me para ir ver o templo Sagrado dos Macacos, o mais
famoso de Ubud, e lá ia eu quando Gede, um indonésio, se ofereceu para me acompanhar e para ser meu guia... pronto, aceitei.tivemos de nos vestir a entrada do templo para estarmos em condições de entrar. e que giros, os dois de verde e amarelo!os macacos andam por todo o lado mexem em tudo... não largavam a minha
mala, eu só me ria
da próxima vez o Gede disse que me leva ao vulcão, que fica a uma hora dali e onde, segundo ouvi, num dia limpo, se vê a ilha toda.

descendo a ilha outra vez, no sul da ilha de bali fica o lado do surf, uma cultura que traz aqui muita gente, como sabem.
toda a gente vem a procura do mesmo: das ondas, dos tubos como eles dizem.. nunca tinha percebido alguma da magia do surf.
é uma cultura lindissíma, saudável, de gente que acorda às 5 da manhã para pegar a onda, se a maré estiver propícia a essa hora.há muita gente que aparece em Bali única e exclusivamente pelo surf.
conheci muitos brasileiros, muitos! para meu espanto, todos sabiam falar inglês e encontrei uns quantos portugueses. gente gira, dinâmica, que percorre a indonésia de ilha em ilha a apanhar a onda famosa de cada lugar... o Zé e o Bernardo, de Lisboa e o Paulo, do Porto
chegaram a padang-padang, vindos de Sumbawa e conheci-os..
Padang-Padang é uma praia pequenina, linda, que liga a Bingin, a Dreamland, onde tambem já fui uma vez.parece que as formações de coral fazem a onda perfeita; enquanto em Portugal as ondas se formam por cima de areia, aqui formam-se por cima do coral..
não há bela sem senão, no coral a malta corta-se nos pés, na cabeça (ui, so de pensar, dói..), nas pernas... não há surfista que não tenha o corpo arranhado! contaram que viram em G-Land, na ilha de Java, gente a surfar com capacete!!!

ainda fomos ver a vila da prata em Bali, Celuk. para regalar a família, mas chegámos tarde. devem estar quase a partir para Portugal.
vieram a Indonésia de férias, o Bernardo esteve ainda nas Maldivas...
diz que as Maldivas é lindíssimo, extremamente calmo, como nos pintam nas brochuras das agèncias de viagens..

Bali tem tudo: vida nocturna, bons restaurantes, vilas pequenas, arrozais, praias, um mar azul, turistas, comércio, e até ver, não tem tremores de terra!

Está feito para o turista; umas horas na praia são suficientes para nos trazerem pulseiras, pratas, nos perguntarem se queremos pedicure, manicure, massagens, pinturas, tatuagens provisórias e definitivas, camisolas, sarongs, tudo! Aqui em Yogya perguntam-nos sempre se queremos dar uma volta de becak, uma espécie de riquexó, muito típico e que acho que foi a única coisa que tive saudades de Yogya quando estive em Bali!

já tenho saudades da praia...tenho de voltar eheheh

Só para rematar, queria dizer que estas fotos são um apontamento para ver se me visitam... a Noor que aparece na foto era a senhora que me alimentava na praia de Padang-Padang...quando lhe disse o meu nome, ficou toda feliz!!! assim tem muito mais graca!
beijinhos