Wednesday 1 November 2006

indo news 8 - episodio 3

23.10.06

1000 metros, onde tirei a primeira fotos. pensei que estava na Américado Sul. Há muitos anos li a Profecia Celestina;o 3º capítulo era passado numa floresta densa, de montanhasaltíssimas, vales profundos, no Peru.Assim, depois de ter saído de África, subi às montanhas do Peru...tudo na indo.


1200 metros de altura: mudança de temperatura. Estamos na Primavera.

1300 metros de altura: começam a ver-se as flores do Natal, aquelaflor vermelha linda, nunca sei o nome.

2000 metros de altura: o nosso hotel, Yochi´s House. chegámos porvolta da uma da tarde. É lindo, lindo, encantador.Há hortênsias, rosas..Para desprevenidos como nós, até casacos deinverno tem para alugar.Passeámos na vila, que é totalmente diferente das vilas que vi atéagora na Indonésia. A partir das 4 da tarde...que frio! A Rosana teve a feliz ideia decomprar umas meias...havainas nos pés cobertos com meias..


Acordámos às 3 da manhã, preparámos torradas para levar para o monte..noite cerrada. Subimos a 2770 metros de altura, num Jeep....as únicas luzes que seviam àquela hora eram as dos jipes, todos em fila indiana,desta vez era mesmo sinal de civilização...


Chegados ao topo, há imensas lojinhas a vender cachecóis, gorros, anoraks...que frio! estavam cerca de 4 graus...


Estava tanta gente! Japoneses, muitos; ocidentais, alguns; indianos, muitos, e tb muitos indonésios e malaios. Neste lugar vê-se o nascer do sol, o monte Bromo (2392m) em actividade e o Monte Semeru (3676m), o mais alto de Java.. é a foto de postal, típica. Este monte Semeru é único: de 30 em 30 minutos expele cinza...é mesmo verdade!

É um dos vulcões mais activos de Java;o mais activo é mesmo o que abraça Yogyakarta, o Merapi...que continua activo...Depois desce-se ao sopé do Bromo.

O Monte Bromo não é o mais espectacular, nem o mais alto de Java. Mas é sagrado: os únicos hindus que sobram em Java, refugiaram-se a esta altitude quando foi a ocupação muçulmana no século XVI. Por isso é que há um templo Hindu no sopé do monte. Eram 4.30. Subimos os 253 degraus para chegar ao cimo do Monte Bromo.


Manda gases constantemente: o ar é irrespirável, tóxico. Em 5 minutos, habituamo-nos ao ar.. Os habitantes desta região são escuros, têm um ar de montanha. De repente olhei para o horizonte e pensei: ESTEPE.


Parecia que estava na Sibéria, nos montes Afegãos, Paquistaneses...sei lá. Tudo poeirento, areia vulcânica fininha, pessoas coloridas. National Geographic Channel? Quem disse que a Indonésia era praia, surf e calor? Enganou-se...Que frio! Depois do sol nascer já se sente um calorzinho.



De volta ao hotel, a 2000 metros de altura, já se está bem de manga curta. A Rosana diz que a sua cidade, Cuenca, no Equador é assim: está sempre sol, mas como se está nas montanhas, o clima é seco e não transpiramos. A latitude dos dois países é a mesma. O Equador deve ser um lugar lindo: Galápagos, montanhas e ainda parte da selva Amazónica! Diverso, como a Indonésia.
_____________________________________________
Não sei contar a quantidade de vezes que me esqueci que estava na Indonésia, tal o efeito surpresa desta viagem.

Tudo sem programar..correu tão bem.

Conhecemos alguns turistas que fizeram o circuito clássico:Yogyakarta-Bromo-Bali e outros que fizeram Bali-Bromo-Yogyakarta.

Yogyakarta costumava ser ponto de passagem obrigatório numa viagem à Indonésia. Mas o turismo caiu imenso desde os atentados de Bali, o terramoto e tsunami deste ano. Por isso agora, disseram-nos estes turistas, parecia uma cidade fantasma (é preciso ver tb que estávamos em férias de Ramadão e muita coisa estava fechada, muita gente estava fora).Vieram cá para ver Borobudur e Prabanan e coitados, ficaram à porta de Prabanan. Só para terem uma ideia, actualmente um dia bom em Borobudur tem 40 turistas; antes um dia normal tinha 400!

Os americanos que conhecemos vieram de férias à Indonésia para fazermergulho: foram a Norte de Sulawesi, dizem que foi o lugar mais bonito que viram, so far...Vinham agora a Yogya e depois iam back to the States. Os americanos são tão engraçados: nunca dizem que são americanos,dizem que são de Ohio, California, Massassuchets...ou então dizem que são Canadianos, por medo de serem mal vistos.


já mando o último..eheheheh...té já

No comments: