Saturday 4 April 2009

lisbon news 5 - episódio 2 - Aqueduto das Águas Livres




Continuando com a nossa aula para crianças....;-)
 Eu adoro mostrar o Aqueduto; de facto a Bárbara Bruno deu-me uma formação tão completa e tão direccionada, que fazê-lo é um prazer!
 
O ritmo das visitas é alucinante desde que abriu...os meus pés, enfiados dentro de sapatos altos sofreram! É que andar em cima de pedra 1km para lá, outro para cá, 2 vezes por dia...taditos, pareciam os pés de makua que ganhei na Ilha de Moçambique! Conclusão: venham bem calçados quando vierem ao Aqueduto das Águas Livres (AAL)...
 
"Pois é, "Águas Livres", porquê?
Porque ninguém as puxa, ninguém as empurra...a água vem sempre a descer!
A gravidade é que a transporta!
Ora, porque é que este Aqueduto é tão importante?

1. Porque trouxe água para Lisboa, nomeadamente para a zona ocidental da cidade. O Rei D. João V tinha dividido a cidade em Lisboa Oriental e Lisboa Ocidental. A divisão física é exactamente a mesma que temos actualmente: Terreiro do Paço, Rossio, e por aí fora....
Na zona Oriental havia água. Sempre tinha havido.

Os chafarizes de Lisboa é que abasteciam as pessoas. Havia o "de dentro" e o "de Fora", que mais tarde se passou a chamar "Chafariz de El Rei".
Sabem porquê??? Porque o Rei D. Dinis (o Lavrador) ordenou-o pelas pessoas e mudou de nome à conta disso! Mais ou menos como a Ponte Salazar que agoraé a Ponte 25 de Abril. Neste chafariz as pessoas matavam-se umas Às outras e entâo o Rei dividiu as 6 bicas pelos diferentes grupos da Sociedade. Isto foi um GRANDE avanço!

Ora, no Chafariz de fora abasteciam-se as pessoas; no de dentro bebiam os animais e a água era usada para a agricultura, lavar roupinha, etc.
Nos meses de inverno, havia água; no verão a água era escassa. 
As pessoas passavam horas (HORAS!!!!) para irem buscar a sua quantidade de água diária.
Sabem quanta água UMA FAMÍLIA TINHA DIREITO POR DIA? UMA FAMÍLIA, EH?

6 LITROS! Sabem o que isso é hoje em dia? Uma descarga das nossas sanitas, quando temos 2 botões, consiste na mais reduzida!

6 LITROS POR FAMÍLIA! QUEREM SABER O QUE ISSO É? ENTÃO SE NÃO QUEREM, POUPEM ÁGUA!!!

Com esses 6 litros, NINGUÉM BEBIA ÁGUA! NINGUÉM TOMAVA BANHO! TODA A GENTE CHEIRAVA MAL! NÃO ERA O QUE SE CHEIRAVA, MAS O QUE SE PARECIA QUE CONTAVA. TINHAM DE ANDAR COM A ROUPA LAVADA. Como hoje, a imagem é tudo.......

As pessoas tomavam, em média, 3 banhos na VIDA!!! - Nascimento, Casamento e Morte.
Muita gente comenta o desperdício da água na morte e eu respondo sempre: A HUMANIDADE SEMPRE CUIDOU DOS SEUS MORTOS. Esperemos que isso nunca mude! O Casamento era o acontecimento mais importante da vida das pessoas.

Com os 6 litros de água diários:
. 1º lavavam a roupa íntima; a grande eram as lavadeiras. Sabem o filme da "Aldeia da Roupa Branca"?
. 2º com a mesma água, toda a gente, e isto era uma espécie de oração (como os muçulmanos rezarem 5 vezes por dia eheheh) lavava as mãos, a cara e os pés!
. 3º com a mesma água os homens faziam a barba
. 4º com a mesma água - já sujérrima, que horror... - lavavam tudo o que houvesse para lavar em casa!!! Pratos, copos, talheres, tachos, talvez o chão, as janelas...................UFA!
. 5º como se isto não bastasse, depois, esta água imunda, abriam a janela e gritavam " Água Vaiiiiiiiiiii" e mandavam a água lá para fora!

Conclusão: a esperança média de vida era de 35 anos, as ruas eram sujas, não havia esgotos, ou recolha de lixo (nesse tempo eram os cães vadios que tratavam do lixo) e os estrangeiros que vinham À CAPITAL DO IMPÉRIO PORTUGUÊS, O PÁIS MAIS IMPORTANTE DO MUNDO, e chamavam à Capital, Lisboa, " A Bela Estrebaria" ou "Antecâmara de Magreb"! 

Isto não era um elogio!!!

A Praça do Comércio, à época Terreiro do Paço, era uma praça que cheirava mal das pessoas, dos animais, tudo! 
E o Rei D. João V devia estar farto daquela imundície, porque a casa dele era lá e resolveu construir um Palácio, à Versailles, em Lsiboa.
Era para ser na zona de Buenos Aires, onde fica a rua com o mesmo nome, mas ele, aconselhado, e bem aconselhado, ponderou e então, em detrimento do seu luxo pessoal, mandou construir o AAL!


2. O Aqueduto foi construído pelos MELHORES engenheiros de Portugal! Todas a nossa sabdoria militar com 300 anos de existência, e que tinha sido aplicada nos Baluartes que espalhámos no mundo fora (JÁ VOTARAM NAS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL NO ESTRANGEIRO? VOTEM!) foi aplicada nesta grande obra que é semelhante a um aeroporto dos nossos dias.

Ah grande Rei! Adoro o D. João V, não me canso de o admirar! Também, teve sorte: reinou 50 anos, entre 1700-1750, foi Absolutista (poder político, jurídico e executivo concentrados numa só pessoa) e era RICO!!! Havia-se descoberto o Ouro em Minas Gerais e ele patrocinou obras lindíssimas em todo o Mundo! No ano passado no Barroco do V&A, descobri que o Barroco atingiu a China, Pequim! Imaginem! 
Ah, a exposição do Barroco abre hoje! Vão a Londres visitar, deve ser linda linda, e nós estamos muito bem representados! Eu vou em Maio!

Hoje fui ver o Museu de São Roque, pertencente à Santa Casa e vi o que lá falta em exposição, por estar em Londres. Temos tantas coisas, tantas, para lá foi uma amostrazita....vão ver! E vão ver a Capela de São João Baptista, na Igreja de São Roque, que é colada ao Museu! Uma jóia! 

Pois é, os grandes engenheiros portugueses construíram esta obra de grande envergadura, o AAL, que a EPAL tem sabido manter, preservar, e mostrar. Venham que eu conto mais coisas.


3. O Alvará que permitiu que o AAL fosse construído foi assinado em 12 de Maio de 1731.
O rei Magnânimo ORDENOU que ele traria a "Agoa Livre", tivesse de passar onde tivesse (entenda-se, se houvesse uma casa no caminho, destruía-se e construía-se noutro lugar) e assim foi!

Em 1729 começou a cobrar-se o "Real d'Água" e em 1731 já havia dinheiro!
Cada vez que uma pessoa comprava um bem essencial - pão, carne, peixe, etc - pagava o "Real d'Água".
Não era o Rei que era rico, vivíamos ricos, em clima de grande propsperidade, mas toda a população MORRIA DE SEDE....


Com isto termino, porque de AAL, temos ainda muito muito para saber...tudo a seu tempo....
Venham visitar o Museu da Água, poupem água e divulguem estas histórias mirabolantes aos vossos filhos.
Mando fotografias em que podem ver a arcada, os meninos felizes na AAL e os nossos "babies"...há uma creche que praticamente todos os dias levam lá os bébes a passear no Aqueduto.


Salam, noor


No comments: