Friday 9 October 2009

lisbon news 9: "in-between" Europe and Asia...nem sei exactamente onde estou (episodio 1)

(Este vem cheio de erros, porque não consigo por os acentos no ees...sorry)

Turca ou Georgiana poderia ser, porque em Istambul e em Tbilisi todos falam comigo em Turco ou em Georgiano :)
Definitivamente tenho sangue destas bandas, será Ásia, será Europa?

Esta zona geográfica e uma zona in-between, nem uma coisa nem outra.
Ontem perguntei a Ana, uma artista daqui da Geórgia, se eles são da Europa ou da Ásia.
Eles disse-me "somos caucasianos, mas penso que mais próximos da Ásia, nem sei bem".

Eu cá quereria ser da Ásia, mas entendo o conflito interior, a Europa parece um projecto mais concreto para abraçar.

Porque vim parar aqui? Para um evento de arte, o Artisterium 2009, que tem este ano a segunda edição.
E muito difícil montar uma exposição aqui; quando cheguei pediram-me perdão pela falta de condições, mas eu disse muito calmamente "eu já estive a trabalhar em África, sei que pode ser difícil".. mas e bom trabalhar assim! Se tivermos sempre tudo perfeito a nossa volta, nem temos oportunidade de criar.

Hoje as 10 horas, quando chegamos ao lugar de exposição, estava tudo por fazer. O espaço onde esta a instalação que vim montar, um museu de Historia da Cidade, esta em obras! O espaço esta com o chão destruído a vista, portanto o pó abunda la dentro.
As senhoras que estavam a esfregar o chão, depois resolveram limpar as escadas e os corredores onde circulamos...em vez de limpar de dentro dos espaços de exposição para fora, fizeram o oposto...As meninas que trabalham no museu em vez de nos virem ajudar com as montagens, ficaram na sua sala a fumar e a conversar muito entretidas.
Entre isto e a Ilha de Moçambique, praticamente não vejo diferenças, mas eu ADORO estas coisas!

Estou aqui em representação de um curador, o Shaheen Merali, que trouxe uma exposição de 3 vídeos.
Foram muito apreciados. Foi chegar ao museu, montar e abrir. Tudo hoje. E correu bem, tive de falar para a TV e tudo!

Ontem voei de Istambul para aqui. Estou do lado de la do Mar Negro.
Aqui a paisagem e muito verde, as casas muito cinzentas, esta muito deteriorado tudo..taditos, isto e muito pobre.

Mas este festival de arte e completamente internacional. E e o único evento de arte contemporanea do ano inteiro.
Arriscaram fazer e estão a encher os equipamentos disponíveis (poucos) com exposicoes muito boas.
Ainda bem que vim: conheci a Evelyne Jouanno, que trouxe a "Emergency Biennale" www.emergency-biennale.org .. fantástico.
Por favor ajudem este projecto a vir a Portugal!
Conheci a Sylwia Narewska, curadora da Polónia, que trouxe vídeo do pais dela. Conheci o Charles Merewether, curador da Bienal de Sydney em 2006 e que adora lugares como o Geórgia ou o Cazaquistão. Infelizmente não assisti a conferencia que ele deu, porque cheguei tarde demais.

A exposição tem dois curadores principais: a Magda Guruli, que foi quem me pediu desculpa pelas condicoes do pais e o Iliko Zautashvili, que foi buscar-me ao aeroporto e integrou a Emergency Biennale com um trabalho dele.

E um lugar parado no tempo, mas as pessoas estão a tentar fazer coisas aqui. E lindo ver que saíram para os EUA ou Europa mas voltam para tentar mudar o panorama do pais. E o mais cómico disto tudo e que me falam sempre em Georgiano. Assumem que sou de cá.

Quando encontrar internet outra vez conto mais coisas e mando umas fotos.
Para já o que vi foi o museu em obras (estive la dentro das 10 as 20 horas) e o local onde fui jantar.

Mas digam-me la: isto e por definição, que continente, que eu estou baralhada?

Salaam, noor

No comments: